terça-feira, 8 de março de 2011

ESTEREOCÍLIOS

Os estereocílios são projeções citoplasmáticas da superfície celular, no entanto não são dotados de movimentos, daí se assemelharem mais com as microvilosidades do que com os cílios. Diferentemente das microvilosidades, são projeções maiores e ramificadas. Internamente, são constituídos por filamentos de actina cuja fixação basal dá-se com a miosina VIIa.

Os estereocílios, assim como as microvilosidades, estão presentes em células do epidídimo para aumentar a superfície de absorção. Entretanto, em vez de absorverem nutrientes, eles absorvem os restos citoplasmáticos dos espermatozóides provenientes do processo de morfodiferenciação das espermátides em espermatozóides. Tais estruturas também estão presentes nas células sensoriais (pilosas) da orelha.

Do mesmo modo que a microvilosidades, os estereocílios são suportados pelos feixes de filamentos de actina internos, que exibem ligação cruzada pela fimbrina. Diferentemente das microvilosidades, uma molécula associada à membrana plasmática, a erzina, fixa os filamentos de actina à membrana plasmática dos estereocílios.

A porção truncal do estereocílio e a protrusão celular apical contêm a molécula formadora de ponte cruzada α-actina. No epitélio sensorial, os estereocílios apresentam diâmetro uniforme e apresentam uma estrutura interna semelhante àquela dos estereocílios do ducto genital, no entanto elas não apresentam erzina e α-actina.

COSTA, A.N.F.

Artigos Relacionados:
Artigo 01 (clique aqui)
Artigo 02 (clique aqui)
Artigo 03 (clique aqui)
Artigo 04 (clique aqui)

Referências:
JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia texto e atlas – em correlação com biologia celular e molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
FREITAS, O. T.; Bolsanello, A. Fundamentos de citologia. 1. Ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclareça suas dúvidas no http://www.formspring.me/cienciasmorfo